VI Seminário de Dramaturgia Amazônida Imprimir

Uma das ações do Projeto de pesquisa: Memória da dramaturgia amazônida: Construção de acervo dramatúrgico é a realização anual de Seminário de dramaturgia amazônida[1], cujo objetivo é dar continuidade aos encontros entre dramaturgos, alunos, pesquisadores, professores e demais interessados em artes cênicas. O VI Seminário de Dramaturgia Amazônida será realizado no Teatro Universitário Claudio Barradas, de 27 a 30 de maio de 2015. Esta edição amplia o leque de convidados para compor a programação que, além de palestras com importantes estudiosos de estados amazônicos, traz outros palestrantes – São Paulo, Minas Gerais, Amapá e Bahia – apresentará peças teatrais, lançamento de livros e revistas sobre artes cênicas. A programação reitera o propósito de ampliar o diálogo, já estabelecido, com outros nomes referência da dramaturgia brasileira, a começar pelo homenageado, Márcio Souza, diretor do Grupo TESC (AM). Márcio falará sobre: Manaus capital mundial do Teatro. Congresso Mundial do Instituto Internacional do Teatro da UNESCO em Manaus, no mês de junho de 2016. Outros palestrantes: Felisberto Sabino da Costa (Instituto de Artes Cênicas da USP), Dramaturgia[s] hoje: aportes numa perspectiva ampliada. Romualdo Rodrigues Palhano (UNIFAP), Literatura dramática no Amapá. Dênio Maués (Centro de Dramaturgia Contemporânea (CDC)-SP), Escrever dramaturgia hoje. Grace Passô (Grupo Espanca – MG), Dramaturgias para um teatro brasileiro. Antonia Pereira Bezerra (UFBA), Projeto memória: a trilogia. Marton Maués (UFPA), Amor, Amor-Uma dramaturgia Clownesca. Nos dias 27 , 29 e 30 haverá apresentação de peças: Catolé e Caraminguás, Grupo In Bust Teatro com bonecos; Amor, Amor. Direção: Marcelo Villela; Sweet Batata - Performance de Nando Lima. Nos dias 28 e 29, antes das palestras haverá exibição do documentário: ESTRELAS GUIAS NO CÉU COMUNIDADE-Um estudo cultural das histórias de vida de duas mulheres luso-brasileiras encenadoras do Teatro Litúrgico. Conceição Baptista (Portugal) e Iracema Oliveira (Brasil), da pesquisadora: Profa. Dra. Olinda Charone. Edição do vídeo: André Mardock. No dia 30, antes da peça de Nando Lima, será exibido o filme: Um teatro na Amazônia, roteiro e direção: Márcio Souza.

Segundo a idealizadora e coordenadora do evento, professora Bene Martins, a consolidação desse evento acontece “devido ao apoio, da CAPES e da UFPA; que nos apoiam, desde a realização do primeiro em 2010, segundo em 2011, terceiro em 2012, quarto em 2013, quinto em 2014 e o sexto em 2015. A recepção dos participantes tem superado as expectativas, o que demonstra interesse genuíno pela dramaturgia amazônida. Outro mérito dos Seminários é a inclusão de peças escritas e/ou dirigidas pelos novos criadores da cena de Belém do Pará, na programação cultural do evento.

Para conferir a programação completa de cada dia do evento, basta acessar o link: http://migre.me/pQqhg

SERVIÇO:

VI Seminário de Dramaturgia Amazônida

De 27 a 30 de maio de 2015, no Teatro Universitário Claudio Barradas (Rua Jerônimo Pimentel, 546 – esquina com D. Romualdo de Seixas.

Inscrições: 15 de abril a 20 de maio de 2015.

Local: Teatro Cláudio Barradas

Coordenação: Profª Bene Martins

Equipe Organizadora

Bene Martins                  Marton Maués

Olinda Charone              Davi Almeida

Alberto Silva Neto          Valéria Andrade

Paulo Santana                 Sandra Perlin

Marluce Oliveira            Adriana Cruz

Zeffa Magalhães             Marco A. Moreira

Mailson Soares                Flávia Montalvão

Fábio Limah                    Marilea Aguiar

Ramiro Quaresma

Apoio: CAPES. ICA. PROPESP. PROAD. ETDUFPA. TEATRO CLÁUDIO BARRADAS.

Convite

Convite (fundo branco)