IV Seminário de Dramaturgia Amazônida Homenageia João de Jesus Paes Loureiro Imprimir

Com o objetivo de dar continuidade às ações desenvolvidas pelo Projeto de Pesquisa Memória da Dramaturgia Amazônida: Construção de Acervo Dramatúrgico, promoveremos o IV encontro entre dramaturgos, alunos, pesquisadores, professores e demais interessados em artes cênicas. O IV Seminário de Dramaturgia Amazônida será realizado no Teatro Universitário Cláudio Barradas, no período de 15 a 19 de maio de 2013. A programação, além de palestras com dramaturgos e estudiosos da dramaturgia – Tácito Borralho (Universidade Federal do Maranhão-UFMA); Carlos Roberto Ferreira (MT); Relivaldo de Oliveira (UNAMA); Nando Lima (Reatro); Paulo Santana (UFPA); Alberto Silva Neto (UFPA); José Leal (Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves); João de Jesus Paes Loureiro (UFPA); Márcio Souza (TESC-AM); Tenório Telles (Ed. Valer-AM) apresentará leituras dramatizadas de fragmentos de peça de Paes Loureiro e de José Leal, além de duas peças nos dias 18 e 19 de maio.

O Seminário, em sua quarta edição, é uma das ações desenvolvidas pelo projeto de pesquisa “Memórias da dramaturgia amazônida: construção de acervo dramatúrgico”. A finalidade principal do Seminário é colocar em pauta parte da diversa dramaturgia amazônida.

Segundo a idealizadora e coordenadora do evento, professora Bene Martins, a consolidação desse evento acontece “devido ao apoio da UFPA e da CAPES, desde a realização do primeiro em 2010, segundo em 2011 e terceiro em 2012 a recepção dos participantes tem superado as expectativas, o que demonstra interesse genuíno pela dramaturgia amazônida. Outro mérito dos Seminários é a inclusão de peças escritas e dirigidas pelos novos criadores da cena de Belém do Pará, do Grupo de Teatro Universitário (GTU) e de montagens da ETDUPFA na programação cultural do evento. Neste IV Seminário, a programação cultural será de outros grupos.

Os convidados

Desde a 1ª edição, o Seminário de Dramaturgia Amazônida conta também com a participação de convidados externos à UFPA, importantes figuras da dramaturgia brasileira.  O I Seminário trouxe um convidado de fora do estado; o II expandiu para o Amazonas, com quatro dramaturgos manauaras, além de Paulo Faria, paraense que divulga nosso teatro em outras regiões do país. No III Seminário, incluímos Acre, Roraima, Rondônia e Amazonas. Neste IV Seminário virão representantes do Mato Grosso, Maranhão, Amazonas e Pará.

O homenageado

João de Jesus Paes Loureiro, poeta, dramaturgo, ensaísta, professor da UFPA . Nascido em Abaetetuba, no Estado do Pará, em 26 de junho, viveu a infância e adolescência às margens do rio Tocantins e atualmente vive em Belém. O contato íntimo com o ambiente amazônico desde tenra idade foi responsável por fazer florescer o dom da poesia no autor que se revelaria um dos maiores destaques da literatura paraense.

A programação – a abertura desta edição do Seminário de Dramaturgia Amazônida, no dia 15, será presidida pela coordenadora do evento, Profa Bene Martins e contará com a participação do poeta/dramaturgo João de Jesus Paes Loureiro, homenageado do IV Seminário. Prof. Relivaldo de Oliveira (Universidade da Amazônia-UNAMA) fará a palestra João de Jesus Paes Loureiro e a Amazônia em cena, em seguida, Paes Loureiro falará sobre O Teatro e o Sonho. O primeiro dia do Seminário será dedicado ao homenageado, encerrando com a leitura dramatizada de fragmentos da peça Ilha da Ira, será feita pelos atores Mailson Soares e Rosilene Cordeiro. Nos dias 16 e 17 acontecerão as palestras A dramaturgia amazônica da pré-hiléia, uma transversalidade das narrativas dramáticas nordetinas, prof. Tácito Borralho (Universidade Federal do Maranhão-UFMa); A resistência da dramaturgia regional nos anos 70 e 80, com a ditadura, prof. José Leal (Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves); Grupo Palha: Dramaturgias em foco, prof. Paulo Santana (Universidade Federal do Pará-UFPA); Mito e teatralidade na comunidade ribeirinha, dramaturgo Carlos Roberto Ferreira  (Mato Grosso); Reator: Dramaturgia e imagem, diretor teatral Nando Lima (Belém-Pa); Em busca de uma dramaturgia narrativa amazônida, Alberto Silva Neto (Universidade Federal do Pará-UFPA).

A programação cultural apresentará as peças teatrais

- ISABEL DO BRASIL, de Maria José Silveira. (TESC – TEATRO EXPERIMENTAL     DO SESC/ AMAZONAS)

Direção de Márcio Souza

- O FISCAL FEDERAL, de Márcio Souza, adaptação livre da peça “O Inspetor Geral”. De Nicolai Gogol. (TESC – TEATRO EXPERIMENTAL DO SESC/ AMAZONAS)

Direção de Márcio Souza

- LINDANOR NAS ESTRADAS DO TEMPO-FOI. Direção Luciana Porto e Denis Bezerra”

SERVIÇO:

IV Seminário de Dramaturgia Amazônida

De 15 a 19 de maio de 2013, no Teatro Universitário Claudio Barradas (Rua Jerônimo Pimentel, 546 – esquina com D. Romualdo de Seixas)

Inscrições:

Fone: (091) 3249-0373
Para obter a Programação detalhada do evento CLIQUE AQUI.
Ficha de inscrição.

Período de Inscrição: 08/04 a 13/05/2013 - Teatro Cláudio Barradas

Coordenação: Profª Bene Martins

Equipe Organizadora: Bene Martins, Paulo Santana, , Alberto Silva Neto, Marluce Oliveira, Cláudio Didima, Leandro Raphael de Paula, Zeffa Magalhães, Fábio Limah, William Pereira, Nailce Ferreira, Mailson Soares, Rosilene Cordeiro, Rogério Jacenir,  Ailana Guta, Nathalia Fonseca, Eliete Santos, Felipe Cabral, Davi Almeida.

Apoio: CAPES, ICA, PROEX, PROPESP, PROAD, ETDUFPA, Teatro Cláudio Barradas, Academia Amazônia.