Biografia - NAZARENO TOURINHO Imprimir

Nascido a 06.12.1934, em Belém, filho de Aristóbulo da Costa Tourinho e Jarina Bastos Tourinho. Casado com Miryan Zagury Tourinho. Pai de três filhos: Helena Lúcia Zagury Tourinho, arquiteta, mestra em Planejamento do Desenvolvimento, professora universitária; Emmanuel Zagury Tourinho, psicólogo, mestre em Psicologia Social, doutor em Psicologia Experimental; Tânia Regina Zagury Tourinho, psicóloga, pós-graduada em Administração de Recursos Humanos. Jornalista profissional, dramaturgo e escritor espírita. Residente na avenida Almirante Tamandaré, 1042, bloco C, apto. 04, Centro.

Como autor teatral escreveu as seguintes peças: Nó de Quatro Pernas, Lei é Lei e Está Acabado, Severa Romana, O Herói do Seringal, Fogo Cruel em Lua-de-Mel, Amor de Louco Nunca é Pouco, A Greve do Amor, Pai Antônio, A Estranha Loucura de Lorena Martinez e Uma Caprichosa Manifestação de Espíritos.

Como escritor espírita teve as seguintes obras publicadas até 1996: Gotas de Espiritismo, O Cristo, Poder Fantástico da Mente (em parceria com Carlos Imbassahy), Surpresas de uma Pesquisa Mediúnica, Curiosidades de uma Experiência Espírita, Edson Queiroz: O Novo Arigó dos Espíritos, A Ética Espírita sem Misticismo, A Dramaturgia Espírita, O Trabalho dos Mortos e a Tolice dos Vivos, Relações Humanas nos Centros Espíritas; Kardec, Jesus e a Filosofia Espírita, Carlos Imbassahy: O Homem e a Obra, Critica e Reflexões em Torno da Moral Espírita Uma Nova Visão da Mediunidade.

Membro da Academia Paraense de Letras, onde ocupa a cadeira nº 2 desde do ano de 1969, é detentor das seguintes premiações em concursos de peças teatrais: Prêmio Governo do Estado do Pará (1º lugar, 1961), Prêmio Elmano Queiroz (1º lugar de 1969), Menção Honrosa no II Concurso Nacional de Peças Brasileiras (Rio, 1985), Primeira Menção no IV Concurso de Dramaturgia Latino-Americano Andres Bello (Venezuela, 1985), Menção de Destaque no Concurso Coroa de Teatro (Rio, 1969), Prêmio de Seleção da Secretaria de Educação e Cultura da PMB (1986), Prêmio Intercâmbio (1º lugar no Concurso Nacional de Dramaturgia para Teatro Espírita, São Paulo, 1990), Prêmio Intercâmbio II (2º lugar no referido concurso).

Agraciado na terra natal com diploma de Honra ao Mérito, concedido pela Câmara Municipal de Belém, Medalha Olavo Bilac, concedida pelo Conselho de Cultura do Estado do Pará, Medalha Paulino de Brito, concedida pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, e diploma do “Dia do Legislativo”, concedido pela Assembléia Legislativa do Estado do Para.

Algumas de suas peças, como “Nó de Quatro Pernas” e “Fogo Cruel em Lua-de-Mel”, foram encenadas no Rio de Janeiro e São Paulo por companhias profissionais, dirigidas por figuras famosas do teatro brasileiro e da televisão (Cláudio Corrêa e Castro, Wolf Maia). Cinco dos seus textos cênicos foram editados sob o patrocínio da Universidade Federal do Pará, em volume de quase quinhentas paginas. Ainda jovem foi citado por Zora Seljan ao lado dos autores nacionais mais promissores, como Dias Gomes e Ariano Suassuna (livro Teatro Vivo, Editora Fundo de Cultura, página 361, Rio de Janeiro, 1962). Escreveu também um livro didático intitulado Chefia, liderança e Relações Humanas, editado em São Paulo pela Ibrasa na coleção Livros que Constroem. Sua obra espírita Edson Queiroz: O novo Arigó dos Espíritos foi traduzida para a língua alemã e publicada em Melsbach pela Editora Verlag die Silberchnur.

Como espírita foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores Espíritas, seu primeiro diretor para a região Norte e depois conselheiro. Participou de todos os congressos nacionais que esta instituição realizou, presidindo a Comissão Cientifica no ano de 1972, presidindo a Comissão de Jornalismo no ano de 1976, apresentando a proposta que elegeu a Mesa Diretora dos Trabalhos em 1979, presidindo uma das comissões julgadoras de teses em 1982 e sendo um dos conferencistas em 1985. Fundou e orienta, em Belém do Pará, a Casa Espírita de Allan Kardec.

Fonte: Academia Paraense de Letras.