"Projeto do Instituto de Artes da UFPA realiza montagem de 'Nó de quatro pernas'" Imprimir

“Nó de quatro pernas”, peça do dramaturgo e escritor paraense Nazareno Tourinho produzida  há 50 anos, será apresentada novamente em Belém no dia 30 de agosto às 20h no Teatro Gasômetro. Este evento foi possível devido o projeto de pesquisa “Memórias da Dramaturgia Amazônida: Construção do Acervo Dramatúrgico” coordenado pela prof. Dr. Bene Martins, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Pró-Reitoria de Administração - UFPA e FADESP –, e a direção de Alyne Goes e Enoque Paulino, ambos alunos de graduação da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA). No mesmo dia da estréia do espetáculo, também haverá o lançamento do livro “Cabanagem” de Tourinho pela Editora Paka-Tatu.

Espetáculo – Escrita em 1961, a peça “Nó de Quatro Pernas” é uma das obras mais conhecidas de Nazareno Tourinho, recebendo, inclusive, premiações. Ela já foi apresentada em São Paulo, no Rio de Janeiro e em outras cidades, e, agora, retorna à Belém.

Tendo como ponto central a questão da modernidade, a narrativa se inicia quando um padre tem de resolver um duplo caso de adultério entre moradores de uma cidadezinha. Procurando trazer a solução, ele acaba mudando aquele contexto devido seu comportamento moderno e prático.

espetáculo é uma comédia dividida em três atos e possui personagens típicos que dão o teor cômico ao espetáculo, como o prefeito – Menacê –, a primeira-dama – Dona Iraneide –, a prostituta – Ludovina –, o proletário – Zé Pedro –, o beato – Euzébio –, a viúva – dona Nazaré – e padre Elias.

A inovação desta montagem está na mescla de encenação teatral e vídeos, fazendo alusão ao processo de modernização desejado pelo personagem principal.

As cenas em vídeo foram gravadas em alguns locais do bairro do Reduto e da Cidade Velha. Segundo Enoque, um dos diretores, esta ideia surgiu naturalmente, com a paixão que os diretores possuem pelo cinema.

A peça, que estreia no dia 30 no Gasômetro e segue até o dia 2 de setembro, também será apresentada do Teatro Universitário Claudio Barradas do dia 6 a 9 de setembro.

No dia da estreia do espetáculo, o dramaturgo promete marcar presença, lançando, na ocasião, seu livro “Cabanagem” (Editora Paka-Tatu).

Direção: Alyne Goes & Enoque Paulino

Produção Executiva: Alyne Goes, Enoque Paulino & Thamires Costa

Elenco: Diana Flexa, Jacklene Carréra, Jorge Anderson, Mailson Soares, Marcelo Andrade, Nilton César, Raoni Moreira & Vitória Braun

Cenografia: Alyne Goes & Enoque Paulino

Iluminação: Alyne Goes & Enoque Paulino

Figurino: Diana Flexa, Fábio Limah & Marcelo Andrade

Produção de Vídeo: Ana Mokarzel, Pedro Tobias, Rafael Samora, Rodolfo Mendonça & Thamires Costa

Direção de Vídeo: Pedro Tobias, Rafael Samora & Rodolfo Mendonça

Direção de Fotografia: Ana Mokarzel

Fotos: Ana Mokarzel e Pedro Tobias

Designer Gráfico: Raissa Araújo

Direção Musical: João Paiva

Produção Musical: João Paiva

Assessoria de Imprensa: Jacklene Carréra

SERVIÇOS:

Espetáculo “Nó de quatro pernas”, uma obra de Nazareno Tourinho, com direção de Alyne Goes e Enoque Paulino.

Local: Teatro Gasômetro (Av. Governador Magalhães Barata, 830, entre Tv. Três de Maio e Tv. Quatorze de Abril - São Brás).

Período de apresentação: dias 30, 31 de agosto, 1 e 2 de setembro às 20h

Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas (Rua Jerônimo Pimentel, 546, quase de esquina com Tv. Dom Romualdo de Seixas - Umarizal)

Período de apresentação: dias 6, 7, 8 e 9 de setembro às 20h

Ingresso: R$ 20 (com meia-entrada para estudante)